O segredo para o fim da exaustão
E que tem tudo a ver com essa temporada da Lunação de Touro e de Júpiter em Touro (que dura até maio de 2024)
Olá Viajante!
Espero que você esteja lidando bem com esse tanto de aspectos planetários que estão acontecendo nesses dias.
Falando nisso, sabia que toda segunda-feira tem o quadro AstroAlinhamento lá no meu Instagram? Eu posto um vídeo curto em que resumo as principais energias astrológicas que vão influenciar a semana para te trazer clareza e direcionamento.
Se ainda não me acompanha no Instagram, clica aqui para conhecer mais.
E vamos para o tema do dia de hoje (19/05) que tem tudo a ver com o signo que inicia essa Lunação: Touro.
Mas antes já sabe né? Dá o play na música tema do dia e vem comigo:
O Empreendedorismo Feminino no Brasil
Antes de falar de exaustão, precisamos entender o cenário do empreendedorismo feminino.
De acordo com o Sebrae, o Brasil possui hoje 30 milhões de empreendedoras e 85,6% delas gerenciam sozinhas a sua firma.
A perspectiva é que esse número cresça cada vez mais nos próximos anos.
No entanto, apesar dos avanços, as empreendedoras enfrentam desafios como acesso a financiamento, equilíbrio entre trabalho e família e preconceitos de gênero - mas não é sobre isso que falaremos hoje pois essa temática merece uma edição especial para ela.
Hoje vamos falar sobre a saúde mental dessas empreendedoras.
A tal da Saúde Mental
Saúde mental é o estado de equilíbrio emocional, psicológico e social de uma pessoa. Refere-se à capacidade de lidar com as demandas do dia a dia, gerenciar emoções, estabelecer relacionamentos saudáveis e tomar decisões adequadas. Envolve o bem-estar mental e a habilidade de enfrentar e superar os desafios, além de ter uma visão positiva de si mesmo e dos outros.
Na correria da rotina empreendedora, grande parte das mulheres deixa de lado os cuidados com a saúde mental.
Eu fui uma delas e essa atitude me custou muito caro e me rendeu crises consecutivas de Burnout - com direito a queda de cabelo, distúrbios alimentares, alterações hormonais, ansiedade e uma sensação de vazio que não passava.
Isso soa familiar para você?
Eu repetia para mim que primeiro precisava cuidar do meu negócio e que depois que estivesse tudo certo, cuidaria de mim.
É claro que esse dia nunca chegaria.
Brasil é o segundo país com mais casos de burnout
Se você ainda não conhece (ou viveu) esse desafio, vou esclarecer para você:
Burnout é uma condição de esgotamento físico e mental relacionada ao estresse crônico no trabalho. É caracterizada por uma sensação de exaustão emocional, distanciamento ou negativismo em relação ao trabalho e uma diminuição da produtividade e eficácia profissional. O burnout pode afetar negativamente a saúde física, emocional e mental das pessoas.
E aqui vai um dado assustador: 30% dos profissionais sofrem da Síndrome de Burnout no Brasil - fazendo com que o nosso país ocupe a 2ª colocação no ranking dos países com trabalhadores com cansaço excessivo.
A diferença de burnout, cansaço e exaustão
Apesar de serem parecidos, têm diferenças específicas que caracterizam cada um deles:
Cansaço: É uma sensação normal de fadiga que ocorre após um esforço físico ou mental intenso. Geralmente é resolvido com descanso adequado e uma boa noite de sono.
Exaustão: Refere-se a um estado de esgotamento mais profundo, resultante de uma carga excessiva de trabalho, estresse prolongado ou falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A exaustão pode afetar tanto a energia física quanto a mental e pode ser aliviada com descanso e cuidados adequados.
Burnout: É um estágio mais avançado de exaustão, especificamente relacionado ao trabalho. O burnout é caracterizado por uma exaustão emocional profunda, cinismo ou negativismo em relação ao trabalho, e uma diminuição da realização profissional. Geralmente é uma condição crônica que requer intervenção profissional e mudanças significativas no ambiente de trabalho e estilo de vida para a recuperação.
Enquanto o cansaço e a exaustão podem ser temporários e aliviados com repouso adequado, o burnout é um estado mais grave e requer medidas mais abrangentes para a recuperação, incluindo apoio psicológico, mudanças no ambiente de trabalho e estratégias de autocuidado.
Como chegamos nesse estado?
Juntando todas as pesquisas que fiz sobre o tema com a minha experiência pessoal e a de mais de 800 empreendedoras que atendi ao longo dessa jornada no digital, descobri algo que não é falado por aí e que é o cerne desse esgotamento vivido por muitas mulheres que escolheram o caminho do empreendedorismo.
Além de fatores como estruturas sociais, normas de gênero e comportamentos, existe outro fator em comum na grande maioria dessas empreendedoras que vivem esse desafio da exaustão física, mental e emocional:
A falta de CLAREZA do real VALOR delas.
Você pode estar se perguntando: “Tá Cynira, o que a clareza tem a ver com burnout ou esgotamento”?
Reflete aqui comigo: quando você não tem clareza sobre o seu VALOR PESSOAL, automaticamente você não se VALORIZA. E esse é o início de um grande ciclo desastroso e que vai desencadear as seguintes situações:
Você vai fazer mais do que precisa para provar o seu valor para alguém - que na maioria das vezes não merece.
Vai ter dificuldade de dizer NÃO pois tem crenças e medo de não ser valorizada e perder oportunidades - que na grande maioria não tinham nada a ver com você.
Vai sentir inseguranças sobre o seu trabalho, se perder de si mesma e começar a seguir regras que outras pessoas ditam - que também não fazem o menor sentido para você.
Vai ter dificuldade de se posicionar e cobrar um valor justo pelo seu trabalho - a consequência disso é que precisará trabalhar muito mais para ter o resultado que deseja.
Vai começar a se comparar com a história e a trajetória de outras pessoas e ter aquela sensação de que está “atrasada” ou “perdendo oportunidades”.
Vai se sentir culpada por cuidar de você e desacelerar, sendo que muitos “gurus” falem que você precisa postar 3x ao dia, trabalhar enquanto outros dormem e mais um monte de regras engessadas.
Já passou por alguma dessas situações? Eu vou te confessar algo muito pessoa: já cheguei a passar por todas essas situações. E o meu jogo só mudou quando finalmente entendi o meu valor.
E o que tudo isso tem a ver com Touro?
Absolutamente tudo, Viajante!
Mas antes de falar sobre os trânsitos planetários importantes que estamos vivendo, vou te resumir um pouco sobre o signo de Touro:
Touro é o segundo signo do Zodíaco, do elemento Terra, regido pelo planeta Vênus e dono da Casa 2.
A temática principal de Touro está relacionada à segurança, estabilidade, valor pessoal, dar forma as coisas e tangibilizar.
Ele é o signo que fala da abundância, dos recursos materiais, da fertilidade.
Com a influência de Vênus, o signo tem uma capacidade natural para apreciar os prazeres simples da vida e são frequentemente ligados à natureza e aos sentidos.
Além disso, vale ressaltar que Touro rege a Casa 2: aquela que mostra o nosso talento e habilidade natural para ganhar dinheiro. Ela representa a maneira como uma pessoa percebe e lida com o dinheiro, bens materiais e sua autoestima relacionada a esses aspectos.
Entendeu agora o papel de Touro nisso tudo? É ele o arquétipo astrológico que vai te ajudar a reconhecer o seu valor pessoal e monetizá-lo de forma justa.
Claro que ele tem uma boa ajuda de Vênus nisso tudo, então ela também é peça chave nessa missão.
Agora sobre os trânsitos: essa semana Júpiter (o planeta que fala da expansão) adentrou os territórios de Touro e fica lá até maio de 2024. Ou seja, durante os próximos 12 meses, Júpiter nos pede para expandir a nossa vida e reconhecer o nosso valor pessoal.
É a hora de colher os frutos de tudo o que plantamos no último ano.
Além disso, hoje (19/05) começa a Lunação de Touro - então os próximos 28 dias terão essa energia taurina na sua potencia máxima para nos ajudar a resgatar o nosso valor e transformá-lo em ouro.
Saiba que o resultado disso tudo será principalmente a sua saúde mental, pois quando a gente se valoriza, sabemos da importância de cuidarmos de nós mesmas, não temos medo de falar “não” e sabemos nos posicionar e precificar o nosso trabalho.
E como ativar a energia de Touro na minha vida?
Conheço várias maneiras de você fazer essa ativação, mas hoje vou compartilhar uma (e talvez a mais importante) com você para já colocar em ação:
Aproprie-se da sua história e reconheça a sua evolução. Comemore cada conquista - por menor que ela pareça - e tudo que você já criou.
E acima de tudo: nunca se perca da sua verdadeira essência e dos seus valores.
Se quer ativar a energia desse signo com ainda mais intensidade, busque se conectar com o arquétipo de Vênus - existem algumas formas especiais de fazer essa conexão e compartilhei passo a passo com as minhas alunas do Portal Lunage em uma aula exclusiva.
Se você também quer ter acesso a essa aula e muito mais, já se prepara que no dia 06/06 eu abro novamente as vagas do Portal Lunage.
Para ter acesso a condições exclusivas e em primeira mão, se inscreva na Lista Vip aqui
"Procure estar cercado por pessoas que impulsionam seu crescimento e te inspiram a alcançar o melhor de si. Pois é nesse convívio que encontramos a motivação necessária para trilhar caminhos extraordinários e transformar sonhos em realidade."
Hoje não tem Curadoria da forma como sempre compartilho: com sugestões de conteúdos relacionados ao tema da Newsletter, mas resolvi fazer algo diferente (impulsos dessa temporada geminiana que está chegando com tudo nesse sábado para alegrar meu coração):
Vou compartilhar alguns conteúdos que estou consumindo no momento ou que consumi recentemente e mexeram muito comigo:
Coisas que estão no play da minha vida
Filme “Tre Great Gatsby” - toda vez que assisto esse filme fico dias deslumbrada e pensando sobre ele. Já falei dele em alguma Newsletter, mas semana passada assisti de novo e estou sob o efeito Gastby - recomendo! - tem na HBO Max e na Prime Video.
Álbum “Born to Die, da Lana Del Rey” - é o meu preferido dela e no momento está no repeat da minha playlist de tanto que tô ouvindo.
Livro “Na Sobra, do Príncipe Harry” - comecei ontem e já li 35% do livro. É uma leitura que prende e está sendo muito interessante conhecer o lado B da história da família real. Detalhe: estou lendo com o mapa astral dele do meu lado para já ir conectando os pontos - coisa de astróloga que ama o que faz.
Meditações do app Insight Timer - faço todos os dias, nem que seja por 5 min. Se vocês quiserem muito, posso montar uma playlist das minhas meditações favoritas.
Yoga - essa é uma paixão antiga e que me ajuda a realmente focar no momento presente. Faço aula particular online com minha querida prof. Geovana e recomendo demais o trabalho dela. Conheça mais aqui
Por fim, continuo com as minhas manias de escrever usando cadernos e todos os apetrechos de papelaria pois para mim é uma das melhores formas de conhecermos mais sobre nos mesmas e expandirmos a nossa criatividade.
Que os astros nos direcionem!
Beijos,
Cynira Helena - a minha versão de Vênus
Amei!!!