A única maneira de escapar do passado é enfrentá-lo
Reflexões para a data anual do meu renascimento
1º de julho
Essa é a data anual do meu renascimento.
Em que eu celebro a minha vida de uma forma ainda mais especial.
Há exatamente 20 anos eu quase morri.
Era uma quinta-feira de férias de julho em que meus avós e tios tinham ido nos visitar no interior de Minas Gerais para o aniversário da minha irmã mais nova - que seria no dia seguinte. Mas naquela noite de véspera, tudo mudou.
(…)
Eu voltava do cinema para casa com um grupo de amigos. Tínhamos acabado de assistir “Janela Secreta”, em que Jhonny Deep protagoniza um escritor em declínio que se refugia em uma cabana isolada após um divórcio turbulento. Mergulhando em um labirinto de paranoia e suspense, Mort se depara com questionamentos existenciais:
"Quem sou eu?"
"Do que sou capaz?"
"O que realmente importa na vida?"
Mesmo que minha mente tenha apagado completamente as lembranças daquele 1º de julho de 2004 da minha mente, tenho certeza que o enredo do filme me deixou muito intrigada e cheia de questionamentos. Então aposto que minha mente borbulhava nesse trajeto de volta para casa, enquanto filosofava com meus amigos sobre a história.
Até que subitamente fui atingida.
Um carro desgovernado. Um motorista drogado. Uma brincadeira inconsequente de “racha”. E eu no meio desse emaranhado de acontecimentos.
Em menos de segundos, fui arremessada para longe e bati a minha cabeça no meio fio. Na hora fiquei desacordada. Meus amigos tomaram um susto e imediatamente chamaram ajuda. Alguém teve um ímpeto de coragem e ligou para a minha mãe.
Sirenes do caminhão de bombeiros. Pessoas gritando. Minha família chegando até o local. Eu sendo colocada numa maca de resgate. Desacordada. Com a roupa suja de sangue. E sendo levada até o hospital.
Naquele instante, a minha vida se transformou para sempre.
Foram dias seguidos em coma. Sem previsões certeiras do meu destino. Familiares e amigos completamente em choque. Sendo amparados pela fé.
Vivi uma experiência de quase morte - EQM - que é um conjunto de visões e sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente.
E apesar de não me lembrar com tantos detalhes tudo que eu visualizei do “outro lado”, tenho total convicação de que um véu foi removido e ampliou o meu olhar sobre a vida.
Era como se eu tivesse acabado de desbloquear poderes especiais que me permitiam acessar frequências até então desconhecidas. E um universo todo se abriu para mim.
Claro que algumas coisas foram um tanto quanto desafiadoras, como os episódios de paralisia do sono que passei a enfrentar com frequência - você já ouviu falar? Ou já viveu essa experiência?
Mas atrás de toda sombra, está escondida a nossa luz.
E foi exatamente após sair milagrosamente do hospital e renascer que surgiu em mim essa certeza de que eu tinha algo muito grandioso para viver aqui na Terra.
Eu não tinha vindo à passeio. E se minha vida foi poupada, era porque a minha missão de alma ainda precisava ser cumprida. Mesmo ainda não fazendo ideia de que missão era essa.
Nessa instante, (re) começa a minha grande jornada de auto descoberta.
1º de julho de 2024
Eu não acredito em coincidências, e sim em sincronicidades.
Então tenho certeza de que 20 anos após o meu renascimento, não foi coincidência que chegou até mim um vídeo de um trecho de uma novela.
Novela cuja temática central é sobre de vidas passadas, portais energéticos, viagens no tempo, encontros de alma e propósito.
Eu que já não assistia novelas desde a adolescência, fui tomada por um impulso inexplicável e assinei a plataforma de streaming para acompanhar a trama.
E novamente as peças se encaixaram e passaram a fazer ainda mais sentido.
Nada acontece por acaso. Por mais que a gente não entenda conscientemente a razão de determinados acontecimentos em nossas vidas.
O que aconteceu comigo há 20 anos era parte da minha jornada de evolução e auto descoberta.
Foi por meio dessa quase morte, que reencontrei a pulsão da vida.
E iniciei a grande jornada de auto descoberta para realizar a minha missão de alma.
No meio da minha sessão semanal de terapia (que por acaso foi no dia 02/07), falava com a minha psicóloga sobre como os livros com a temática da busca pela identidade sempre me fascinaram, até ter um grande insight:
Naquele 1º de julho de 2004, o filme que antecedeu o meu renascimento tratava justamente sobre a busca pela identidade e a inspiração de abraçar nossa autenticidade e enfrentar nossos desafios com coragem.
Como dizia uma das personagens do filme:
"A única maneira de escapar do passado é enfrentá-lo”.
E você, como tem encarado o seu passado?
Posso te garantir que é lá onde você vai encontrar as respostas que tanto procura.
🏹Para ir além e expandir a consciência
Se ficou curiosa(o) sobre a novela e outras referências, segue uma mini curadoria inspirada no dia do meu renascimento:
Filme “Janela Secreta”, disponível na plataforma Prime Videos: uma história para você mergulhar nas profundezas da mente humana.
Novela “Espelho da Vida”, disponível na plataforma Globo Play: se você é fã de histórias que se passam em cidades históricas, reencontros de alma, mistérios e espiritualidade, vai adorar essa novela.
Seriado “The O.A”, disponível na plataforma Netflix: série de ficção científica que tece elementos de drama, mistério e espiritualidade, te convidando a questionar a natureza da realidade, da consciência e do multiverso.
Livro “O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte: um clássico atemporal em que somos transportados para a sombria charneca inglesa, onde se desenrola uma história de amor épica e trágica entre Heathcliff e Catherine.
Já conhecia alguma dessas sugestões? Me conta nos comentários.
🫀Sobre a autora dessa Newsletter
Olá, eu sou a Cynira Helena.
Escritora, astróloga, ativadora de paixões e estrategista de marcas originais.
Sou adepta da “escrita visceral”, sagitariana, amante dos bons livros, entusiasta da arte e apreciadora de ouvir novos idiomas enquanto tomo uma boa xícara de café coado e viajo por aí.
Se de alguma forma o que escrevi ressou com você, não esquece de deixar um comentário ou responder por e-mail (se prefere uma conversa mais próxima) me contando tá?
Seja bem vindo(a) ao meu Universo particular.
E se ainda não está inscrita no Clã pra receber semanalmente novas edições da Newsletter Inspirações, clica no botão abaixo e junte-se a nós:
Um abraço e até a próxima quarta-feira!
Cynira Helena - e mais um ano de renascimento
PS - sincronicamente, fui pedida em casamento em um 1º de julho de 2019 na cidade de Toledo na Espanha. E meu marido não fazia ideia de que o meu renascimento tinha acontecido exatamente nessa data. Mas essa é uma história para outra edição ;)
Cy, que relato emocionante, precioso e inspirador , eu não imaginava tudo isso que você tinha passado. Gratidão pela partilha e por ser essa Fortaleza.
Você é especial !
Que forte seu relato! Obrigada por isso! Poderia compartilha os livros que te ajudou a encontrar sua identidade? Tenho mergulhado muito no autoconhecimento.