A lição que o príncipe Harry me ensinou sobre Gêmeos
E um breve guia sobre essa temporada geminiana
Olá Viajante!
Seja bem vinda a temporada mais comunicativa do ano, inspirada pelas energias de Gêmeos e o seu elemento Ar.
Antes de continuar a nossa conversa, já dá play na música tema de hoje (já aviso que quem assistiu Gossip Girl vai ficar nostálgica lembrando da cena icônica da Serena chegando de volta a NY ):
Um breve resumo sobre Gêmeos
Para os leigos em astrologia, Gêmeos é o terceiro signo do zodíaco, governado pelo elemento Ar e tem como regente o planeta Mercúrio (deus da comunicação, das pequenas viagens, dos transportes e movimentos).
Tem como maiores atributos a comunicação, versatilidade, capacidade de se adaptar, mente afiada e ávida por conhecimento e grande capacidade (até mesmo necessidade) de se socializar.
Dono da Casa 3 na Astrologia, que governa a comunicação, o intelecto, a aprendizagem, as relações próximas, as viagens curtas, os irmãos e a interação social.
Os geminianos são super antenados e sabem de tudo um pouco - aliás, têm uma grande tendência de serem generalistas, multipotenciais e se interessarem por diversos assuntos.
E a energia intelectual é tanta que tenho certeza que quebram o recorde de pensamentos por minuto - e muitas vezes de assuntos variados.
Junto com sua dupla no zodíaco - Sagitário - desbravam os limites do conhecimento, aprendizado e pensamentos elevados.
Conhece algum geminiano assim? Ou tem esse signo forte no seu mapa? (sol, lua, ascendente, stellium (mais de 3 planetas na mesma casa e mesmo signo - no caso aqui, em gêmeos).
A sombra de Gêmeos
Nem só de luz vivem os signos: todos têm o seu lado sombra. Mas quando temos clareza de quais são essas sombras, sabemos lidar melhor com elas.
No caso das sombras de Gêmeos, uma das melhores formas de desvendá-las é por meio da música: “Hot’n’Cold” da Katy Perry - lembra dela? Vou deixar a tradução de algumas partes aqui e você vai entender tudo:
Porque você é quente e logo esfria
Você quer e depois não quer
Você tá dentro e depois tá fora
Você está feliz e depois está triste
Você está errado quando está certo
É preto e é branco
Nós brigamos, nós terminamos
Nós nos beijamos e voltamos
Você, você realmente não quer ficar, não
Você, mas você realmente não quer ir, oh
Alguém chame um médico
Tenho um caso de amor bipolar
Presa uma montanha russa
da qual eu não consigo descer
Geminianos são como um passeio em uma montanha russa: momentos de altos e baixos - mas o que seria da vida sem esse frio na barriga né?
E podem mudar de ideia como quem muda de roupa - as pessoas que têm mais terra no mapa costumam ter dificuldades em lidar com toda essa energia mutável.
Mas se tem uma coisa que aprendi na vida é a enxergar as sombras como o nosso tempero secreto e no caso dos geminianos é simples: esse excesso de pensamentos, mudanças de ideias e efeito “montanha russa” traz para eles uma grande capacidade de se reinventarem, se adaptarem e enxergarem as coisas sob uma nova perspectiva.
E foi exatamente isso que aprendi diretamente com o príncipe Harry.
Ficou curiosa? Então continua comigo que vou te explicar.
A lição que o príncipe Harry me ensinou sobre geminianos
Se está viajando na maionese, deixe-me antes esclarecer:
Príncipe Harry é um membro da família real britânica, filho do agora Rei Charles III e da falecida princesa Diana. Teve a sua vida virada de cabeça para baixo quando perdeu a sua mãe aos 12 anos, o que resultou em alguns traumas e comportamentos que carregou ao longo da vida.
Teve uma carreira militar ativa como piloto de helicóptero.
“Nascido em solo britânico, mas com uma alma africana”, compartilha do amor pelo continente onde foi a origem de tudo - especialmente por Botsuana.
Em 2018 se casou com a atriz americana Meghan Markle, com quem tem dois filhos.
Ao longo da sua vida toda sofreu com o assédio da mídia e paparazzi que perseguem a sua família desde sempre - inclusive culpa esses mesmos paparazzi pelo acidente que tirou a vida da sua mãe.
Bem recentemente sofreu uma perseguição de carro por parte desses fotógrafos que quase causou múltiplas colisões e que desencadeou gatilhos sobre o acidente da sua mãe - que teve uma história muito parecida.
O ano passado publicou seu livro de autobiografia contando a sua versão da história e relatando muitos acontecimentos que foram distorcidos pela mídia.
Bom, agora que estamos alinhadas sobre esses pontos centrais do Harry, posso compartilhar a lição geminiana que aprendi com ele.
Como contei acima, ele luta desde sempre contra o assédio da mídia e de paparazzi e relata em seu livro diversos momentos em que essas pessoas colocaram rastreadores em seus carros para localizarem seu paradeiro em tempo real e até mesmo grampeadores em telefones.
Em uma de suas viagens para a África, relata uma passagem muito interessante no seu livro que vou compartilhar aqui:
(…) No fim do verão fui para Botsuana para me encontrar com Teej e Mike. Eles haviam produzido recentemente uma obra-prima, a série Planeta Terra e alguns outros filmes da BBC e agora estavam rodando um importante documentário sobre elefantes. Sob o estresse da seca e da invasão de seu hábitat, várias manadas estavam entrando na Namíbia em busca de comida, correndo direto para os braços dos caçadores ilegais - centenas deles.
Teej e Mike esperavam que seu filme pudesse lançar luz sobre esse massacre em andamento. Perguntei se poderia ajudar. eles não hesitaram. Na verdade, eles se ofereceram para me contratar como cinegrafista; eu seria creditado, mas não remunerado (…).
Durante as filmagens, em muitas ocasiões, quando estávamos percorrendo o mato na caminhonete, eu olhava ao redor e pensava: que bizarro. A minha vida inteira eu desprezara fotógrafos e cinegrafistas, porque são pessoas que se especializam em roubar a liberdade dos outros, e agora estava trabalhando como cinegrafista, lutando para preservar a liberdade de majestosos animais. E me sentindo mais livre no processo.
O mais irônico: eu estava filmando veterinários enquanto implementavam dispositivos de rastreamento nos animais (ajudariam os pesquisadores a entender melhor os padrões de migração das manadas). Até então eu não fazia associações muito felizes com dispositivos de rastreamento.
- Passagem do Livro “O que Sobra”, do Príncipe Harry.
Apesar de Harry ser virginiano, esse signo compartilha do mesmo planeta regente que Gêmeos: Mercúrio.
Nessa passagem do livro, Harry me despertou um momento eureka de um dos maiores ensinamentos de Gêmeos:
Enxergar as coisas sob uma nova perspectiva.
Tudo tem dois lados - o bem e o mal, o calor e o frio, o dia e a noite, a luz e a sombra - mas tudo é uma ponta extrema da mesma medida.
As experiências e sensações são formadas pelo significado que atribuímos a elas.
Harry, obrigada por me relembrar desse ensinamento tão importante.
Uma pitada de Design Thinking
Se não está familiarizada com o termo, o Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano para resolver problemas complexos e encontrar soluções inovadoras. É um processo criativo que envolve empatia, colaboração e experimentação.
Em 2017 fiz uma formação em Liderança Criativa pela Escola Polifonia, que foi criada tendo o Design Thinking como principal pilar. Durante a jornada aprendi um conceito que mudou a minha forma de enxergar as coisas e que tem tudo a ver com essa temporada geminiana: o Reframing.
O reframing é um conceito que se refere a uma mudança de perspectiva ou abordagem na definição de um problema.
Em vez de aceitar uma definição inicial do problema, o Design Thinking incentiva a equipe a redefini-lo com base em insights e empatia.
Somos incentivados a explorarmos diferentes ângulos, perguntar "e se" e tentar olhar para o problema de diferentes perspectivas. Essa abordagem nos ajuda a abrir espaço para ideias e soluções mais criativas e inovadoras.
Desde então, levo esse aprendizado comigo e aplico na minha vida - principalmente nos momentos mais desafiadores.
O que esperar da temporada de Gêmeos
A temporada geminiana começou no dia 21 de maio e vai até 20 de junho, então você ainda tem 25 dias para colocar em ação os maiores ensinamentos de Gêmeos.
Para te ajudar, vou trazer os que são para mim os 3 principais:
Adote o Reframing para resolver os seus problemas e mude as perguntas: ao invés de pensar “por que isso está acontecendo comigo?” quando algo ruim ou inesperado acontecer com você, se pergunte “o que isso está querendo me ensinar?” - você vai se surpreender com as respostas claras que a vida vai te trazer.
Experimente - como sempre digo: a vida é um laboratório e precisamos testar e experimentar as coisas até encontrarmos o que nos dá entusiasmo. Aproveite essa temporada para experimentar - novas comidas, lugares, conhecimentos, atividades, hábitos.
Curiosidade - ative a sua curiosidade sobre a vida e (re) descubra coisas incríveis. Tenho certeza que não vai se arrepender. Pergunte, questione, investigue, se desafie, procure, ensine e compartilhe.
Curadoria Soul Vacation by Cynira Helena
A minha curadoria que vocês tanto amam, mas dessa vez inspirada pelas temáticas de Gêmeos, ao invés de sugerir livros, filmes, músicas e séries, vou recomendar 5 pessoas que você precisa conhecer nessa temporada de gêmeos.
Paula Costa (@paulacoliv) - Co autora do livro “Economia da Paixão”, professora, idealizadora do Inquietesi (laboratório para pessoas inquietas e que têm a missão de tornar o invisível, visível), autora de artigos incríveis no Linkedin que falam sobre Branding, tendências e inovações por meio do seu olhar curioso e repertório criativo.
Suellen Gargantini (@suellengargantini) - Especialista em experiência de marca, fundadora da Sugarlab & Co, estrategista de marcas pessoais, dona de uma lua em gêmeos, abriu portas para muitas profissionais de Branding conquistarem o seu espaço no mercado e criadora da Comunidade Academia de Branding (CAB) do qual tenho a honra de ser associada.
Murilo Gun (@murilogun) - Um dos pioneiros em falar e ensinar sobre criatividade no Brasil, multipotencial, metamorfose ambulante, de comediante a meditador e yogi, genial e uma das minhas maiores referências.
Manu Gavassi (@manugavassi) - De cantora pop a gênia da criatividade, se reinventa em papéis como atriz, cantora, roteirista, apresentadora, compositora, diretora e produtora - do jeito que a sua Lua em Gêmeos mais gosta. Atualmente é influenciadora e embaixadora de marcas criativas.
Elana Lovatti (@elanalovatti) - Também conhecida como minha sócia na agência, virginiana de Sol e Lua, alma criativa, cantora nas horas vagas e sócia da Manu Gavassi. Estrategista de Imagem para mulheres que se valorizam, estrategista de marcas pessoais e uma gênia ;)
Faça bom proveito dessa curadoria de pessoas maravilhosas e que têm boas características geminianas nelas ;)
"A curiosidade é o fator mais importante para o sucesso. Se você tem curiosidade, você irá aprender, se tornar mais criativo e perseverar." - Walt Disney
Que os astros nos direcionem e essa temporada geminiana seja incrível.
Gostou do texto de hoje? Me conta aqui nos comentários que vou adorar saber ou encaminha para uma amiga que também ama astrologia.
Um beijo,
Cynira Helena - e meu entusiasmado ascendente em Gêmeos
Show! Amei ❤️